Sunday Notes #90 - Vender ou não vender a sua NTNB?

Olivia Alonso Publicado em 18/08/2019
4 min
Na newsletter de hoje, você vai ver se vale a pena realizar o ganho da sua NTNB, vai saber o que acho de fundos imobiliários, vai conhecer a melhor franquia do ano (na minha opinião!) e muito mais...

Sunday Notes

1) Vender ou não vender?

Quem tem Tesouros IPCA+ (NTN-Bs) sabe como é... Inflação cai, retorno sobe... E aí... vendo ou não vendo? Realizo um ganho de 60% em 3 anos, o que é espetacular para um título do governo, ou deixo até o vencimento? E a resposta, é claro, não poderia ser diferente: depende.

Para quem entrou há 2 ou 3 anos e pegou taxas bem melhores do que as atuais, pode ser interessante vender agora. E a sua decisão vai depender principalmente do que você vai fazer com o dinheiro.

Se for para tirar e colocar no Tesouro Selic, provavelmente não vale a pena. Você tem que fazer a conta de quanto teria por ano até o vencimento do seu título e comparar com o que você teria sacando agora e somando a isso o retorno que acredita que vai ter no Tesouro Selic até o vencimento do título.

Eu costumo entrar no site do Tesouro Nacional, na área de investidores, para olhar os gráficos nos extratos consolidados. É bem interessante olhar as curvas de preço real (se resgatar o dinheiro agora) e de preço teórico (se esperar o vencimento, você tem a taxa que pegou no dia em que investiu). Dá uma olhada neste exemplo...

Quando o dinheiro foi investido, em 2017, o governo estava oferecendo inflação + 5,53%. Esse será o retorno anual esperando até o vencimento. Se vender agora, dá para pegar inflação + 11,92% ao ano.

Dá uma sensação boa ver a curva azul lá em cima... pagando bem mais que verde... Parece ser o momento perfeito para vender. Mas... eu fiz a conta aqui e vi que, para mim, não vale a pena tirar e colocar no Tesouro Selic. Só valeria a pena tirar se fosse para colocar em algo que pudesse render mais de 8,5% ao ano.

Agora, para quem tá precisando do dinheiro, ótimo! Pode ser bem melhor realizar sua NTNB do que tirar de outra aplicação. E, com certeza, bem melhor do que se endividar.

Se o objetivo é diversificar (e proteger) sua carteira, com dólar ou ouro, por exemplo, ou entrar em fundos imobiliários (fui convencida pelo Felipe Paletta que tá valendo muito a pena agora!), aí pode fazer sentido tirar um pouco da NTNB para colocar, sim. Sabendo, é claro, que você vai colocar em uma aplicação mais agressiva, com mais risco. O importante é avaliar caso a caso... Pensar principalmente nos objetivos para o dinheiro e no seu perfil de risco.

Caso você tenha qualquer dúvida sobre essas contas, pode perguntar pro André Zara por este link aqui. Na semana que vem ele vai escrever uma newsletter aprofundando essa discussão.

2) Agora, você também pode ser um investidor do tipo empresário, que pensou diversas vezes na vida em fazer uma franquia...

Cacau Show, Óticas Carol, Outback? não importa...

Vai dizer que nunca pensou nisso?

Então vou compartilhar com você o que nossa equipe acaba de encontrar ao fazer contas e comparações: “A franquia mais rentável de 2019” (clique para ver qual é). Muita gente ainda nem conhece essa oportunidade.

3) Como se fosse ontem... Foi por um familiar que fiquei sabendo do livro Os Mercadores da Noite. Mal sabia que esse livro mudaria toda a trajetória da minha vida. Agora eu quero que possa impactar mais e mais gente.

Recebemos centenas de pedidos de assinantes que queriam ter esse best-seller clássico do livro do Ivan na versão impressa, mas não conseguiram encontrar em lugar nenhum (porque as unidades estão esgotadas), ou acharam os preços preços absurdamente altos em sebos ou revendedores virtuais.

Agora estamos vendendo o livro por 25,90. É uma edição especial do Ivan para os leitores da Inversa (enquanto tivermos unidades em estoque). Então, agora você pode comprar o livro a preço de custo. Ou, se quiser, pode dar de presente para alguém se apaixonar pelo mercado (compre aqui).

4) E a sua previdência, como vai? A Vitreo reabriu o Fundo de Fundos de previdência, o SuperPrevidência 2. Já falei para os participantes da série Como Faço para Investir Meu Dinheiro e também aos assinantes do Investidor Completo. Reforço aqui. Se você quer um bom plano de previdência, essa é minha escolha (também dá pra fazer portabilidade do seu fundo atual para o SuperPrevidência 2).

5) Quem são os 10 homens mais ricos do mundo?

O Seu Dinheiro está contanto aqui as histórias de cada um deles, com suas excentricidades, seus hábitos e seus conselhos.

Um abraço e até a semana que vem,

Olivia

A Inversa é uma Casa de Análise regulada pela CVM e credenciada pela APIMEC. Produzimos e publicamos conteúdo direcionado à análise de valores mobiliários, finanças e economia.
 
Adotamos regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Resolução nº 20/2021 e Políticas Internas implantadas para assegurar a qualidade do que entregamos.
 
Nossos analistas realizam suas atividades com independência, comprometidos com a busca por informações idôneas e fidedignas, e cada relatório reflete exclusivamente a opinião pessoal do signatário.
 
O conteúdo produzido pela Inversa não oferece garantia de resultado futuro ou isenção de risco.
 
O material que produzimos é protegido pela Lei de Direitos Autorais para uso exclusivo de seu destinatário. Vedada sua reprodução ou distribuição, no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa.
 
Analista de Valores Mobiliários responsável (Resolução CVM n.º 20/2021): Antonyo Giannini, CNPI EM-2476

Conteúdo protegido contra cópia