Sunday Notes #56 - A melhor forma de poupar...

Flavia Bohone Publicado em 02/12/2018
4 min
Quais são as opções?

Sunday Notes

Caro investidor,

Convidei hoje a nossa editora Flavia Bohone, que conduz a Carteira Inversa e outros de nossos conteúdos, para sugerir a você 5 leituras no nosso Top 5 deste domingo.

Espero que gostem.

Um abraço,

Olivia Alonso

***

Olá, leitores

Aqui vai o Top 5:

1 – Uma das minhas tarefas diárias favoritas na Inversa é editar o que o Ivan Sant’Anna escreve para a Warm Up. Na última quinta-feira esta tarefa foi ainda mais agradável porque me deparei com o texto em que ele fala – de forma didática e ilustrando com suas experiências pessoais – sobre a importância de poupar.

Explico por que para mim foi tão prazeroso: além de ser um texto do Ivan, que é sempre uma leitura agradável, essa crônica fala sobre algo que considero muito importante. E não estou falando apenas em economia para viajar nas férias ou trocar de carro, mas sobre ter uma reserva para pagar as contas em caso de emergência. Se você perdeu este texto, clique aqui para ler agora.

2 – Outro especialista da Inversa que sempre tem histórias inspiradoras para contar é o Pedro Cerize. Esta semana ele falou sobre a diferença entre persistência e genialidade. Quantas vezes achamos que para ser bem-sucedido no mundo das finanças é preciso ter um dom especial ou ser um gênio?

Então, o Pedro desmonta esse mito e fala sobre os riscos de se achar imbatível e sobre quão importante é a dedicação para alcançar os objetivos financeiros. Este também foi um dos textos mais comentados da Inversa esta semana! Nossos leitores adoraram as dicas simples e diretas que o Pedro trouxe para te ajudar a manter o foco e ir atrás de suas metas de investimento. Inscreva-se aqui para receber esse e outros textos do Pedro.

3 – Na última sexta-feira nós publicamos a Carteira Inversa de dezembro e, mais uma vez, eu me diverti muito escrevendo o texto para acompanhar as indicações. Eu confesso que monitorar o desempenho das ações indicadas virou quase uma obsessão para mim e fico vibrando com as grandes variações que alguns desses papéis já mostram.

Naturalmente, ver esse bom resultado é algo que me anima e torna mais divertida a tarefa de escrever sobre o que a equipe avalia para selecionar os ativos adequados para garantir rendimentos expressivos e também proteger os investimentos.

Escolhi um exemplo para compartilhar com você: as ações da Itausa (ITSA4), holding do Itaú Unibanco, estão entre as maiores altas da Carteira Inversa, com valorização acumulada de mais de 25% desde meados de setembro. Este ativo é indicado por ser um meio de se expor com desconto ao maior veículo financeiro do país, uma vez que as ações da Itausa custam muito menos que as do Itaú. Por outro lado, os resultados da Itausa provêm quase totalmente do Itaú Unibanco, uma das ações de maior peso no Ibovespa.

Se você quiser conhecer a Carteira Inversa, acesse aqui

4 - Quero convidar você para acompanhar a partir de amanhã, dia 3 de dezembro, o novo projeto da Inversa, a série Ganhos Absolutos. Nela, o Marink Martins vai te ensinar como investir melhor o seu dinheiro, buscando retornos maiores, numa modalidade desconhecida da maioria das pessoas, inclusive de quem já investe. Não perca! 

5 - Ainda falando sobre a importância de poupar, estamos na época do ano em que muita gente recebe o 13º salário. Essa fase sempre traz a dúvida sobre o que fazer com esse dinheiro. Acho que já deu para perceber que eu defendo que boa parte desse recurso vá direto para algum investimento, não é mesmo?

Mas aí vem a pergunta sobre onde investir. Neste vídeo do Seu Dinheiro, a Olivia Alonso, a Luciana Seabra (Empiricus e Seu Dinheiro) e a Marina Gazzoni (editora-chefe do Seu Dinheiro) falam sobre como elas investem o próprio dinheiro e dão diversas sugestões de aplicações pra você, incluindo Tesouro Prefixado, fundo de ouro e small caps. Elas também comentam o recorde do Ibovespa na semana que passou e dizem o que acham que vai acontecer agora. 

Você também pode dar uma olhada nesta matéria que o Seu Dinheiro fez, indicando cinco formas de investir o 13º. Veja aqui

A minha dica vai além do 13º. Eu acredito que você pode aproveitar as recomendações para aplicar também uma parte do que você separa mensalmente para economizar.

Um abraço,

Flavia Bohone

A Inversa é uma Casa de Análise regulada pela CVM e credenciada pela APIMEC. Produzimos e publicamos conteúdo direcionado à análise de valores mobiliários, finanças e economia.
 
Adotamos regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Resolução nº 20/2021 e Políticas Internas implantadas para assegurar a qualidade do que entregamos.
 
Nossos analistas realizam suas atividades com independência, comprometidos com a busca por informações idôneas e fidedignas, e cada relatório reflete exclusivamente a opinião pessoal do signatário.
 
O conteúdo produzido pela Inversa não oferece garantia de resultado futuro ou isenção de risco.
 
O material que produzimos é protegido pela Lei de Direitos Autorais para uso exclusivo de seu destinatário. Vedada sua reprodução ou distribuição, no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa.
 
Analista de Valores Mobiliários responsável (Resolução CVM n.º 20/2021): Antonyo Giannini, CNPI EM-2476

Conteúdo protegido contra cópia