Pai Rico Pai Pobre Daily #32 - 15 lições para conquistar sua educação financeira (parte 2)

Robert Kiyosaki Publicado em 17/02/2021
4 min
Atualmente, aprendemos sobre finanças apenas na vida adulta. Algumas pessoas sequer aprendem algo. Não deixe que seja você.
  • Como você sabe quanto vale um verdadeiro ativo? 
  • Este é o tipo de pessoa que você precisa em sua vida de investidor…
  • Pare de ter medo do que Warren Buffett chamou de “armas financeiras de destruição em massa”...


Caro(a) leitor(a),

Na última newsletter, compartilhei parte da experiência que embasa minhas 15 principais lições de educação financeira, junto com as primeiras cinco, que eram estas:

Lição 1: A história do dinheiro
Lição 2: Compreendendo seus demonstrativos financeiros
Lição 3: A diferença entre investimento ativo e passivo
Lição 4: A diferença entre ganho de capital e renda passiva
Lição 5: A diferença entre investimento com viés fundamentalista e técnico 

Abaixo, trago as últimas 10 lições.

Repito o que disse anteriormente, nosso sistema escolar está quebrado. Não temos uma verdadeira oportunidade de aprender sobre finanças até nossa vida adulta. Algumas pessoas - a maioria delas - sequer aprendem algo.

Não deixe que essa pessoa seja você. 

Leia mais 10 das minhas 15 principais lições para alcançar a liberdade financeira.

 

Lição 6: Medindo a força de um ativo

Não faltam oportunidades no mundo dos investimentos. A questão então é: quais investimentos valem a pena? 

Um componente fundamental de uma educação financeira completa é entender como medir se um ativo é bom ou não. 

Uma das melhores maneiras de fazer isso é consultar o Triângulo de BI (Big Business e Investor, grandes negócios e negociação em tradução livre), que analisa todas as propriedades de um ativo: equipe, liderança, missão, fluxo de caixa, comunicação, sistemas, jurídico e produtos.

Lição 7: Saiba como escolher boas pessoas 

Bons sócios são cruciais para o sucesso do negócio. Meu pai rico costumava dizer: "A melhor maneira de conhecer um bom sócio é ter um sócio ruim". Você precisa aprender com cada um. 

Um bom negócio pode explodir se você tiver um sócio ruim. Portanto, escolher bem seus parceiros e os membros de sua equipe é crucial.

 

Lição 8: Saiba qual ativo é melhor para você

Existem quatro classes de ativos: negócios, imóveis, ativos de papel e commodities. 

Para ficar rico, você deve estudar essas classes, escolher o que é melhor para você e trabalhar para se tornar um especialista.

 

Lição 9: Saiba quando focar e quando diversificar

Idealmente, deveríamos diversificar e investir em todas as quatro classes de ativos que mencionei, mas sugiro que concentre-se em se especializar em uma de cada vez. 

Um velho ditado diz que se você tentar agradar a todos, não agradará a ninguém. O mesmo pode ser dito sobre investimentos.

 

Lição 10: Minimize o risco

Em investimentos e negócios, sempre há um elemento de risco. Um investidor inteligente sabe como minimizar o risco fazendo hedge (proteção). Existem várias maneiras de fazer isso em cada classe de ativos. Estude maneiras de minimizar o risco na classe de ativos de sua escolha.

 

Lição 11: Saiba como minimizar impostos

Não se trata de quanto você ganha, mas de quanto guarda. Os impostos podem empobrecer uma pessoa com pouca educação financeira.

Uma pessoa financeiramente inteligente sabe como usar o código tributário a seu favor.

 

Lição 12: A diferença entre dívida e credibilidade

Como muitos de vocês sabem, existe dívida boa e dívida ruim. A chave para utilizar as dívidas a seu favor é saber como fazer um empréstimo com sabedoria e como devolver esse dinheiro. 

Sem um plano sólido para pagar a dívida, em breve você não terá credibilidade. Uma sólida educação financeira deve incluir total compreensão dessas dívidas e como quitá-las. 

 

Lição 13: Saiba como usar derivativos

Os derivativos são coisas derivadas de outro objeto. Por exemplo, o suco de laranja é derivado de uma laranja. 

Meu negócio é um derivado da minha mente. O dinheiro livre de impostos de um refinanciamento é derivado de outro ativo, minha propriedade de investimento. Existem muitas maneiras de usar derivativos para criar riqueza.

 

Lição 14: Saiba como sua riqueza é roubada

Quatro coisas roubam sua riqueza: impostos, dívidas, inflação e aposentadoria. Uma educação financeira adequada enfatiza e ensina a usar essas "forças" que roubam suas riquezas para ganhar dinheiro em vez de perdê-lo.

 

Lição 15: Saiba como cometer erros

É impossível aprender sem cometer erros ao longo do caminho. O segredo é aprender as lições que erros ensinam e não deixar que eles tirem você do jogo. 

Veja o fracasso como uma oportunidade de aprendizado.

Atenciosamente,

Robert Kiyosaki

 

 

A Inversa é uma Casa de Análise regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC.

Todos os nossos profissionais cumprem as regras, diretrizes e procedimentos internos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Instrução 598, e pelas Políticas Internas estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Inversa.

A responsabilidade pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Felipe Paletta, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC.

Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse, e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas visando fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.

O conteúdo da Inversa não representa quaisquer ofertas de negociação de valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros. Os destinatários devem, portanto, desenvolver as suas próprias avaliações.

Todo o material está protegido pela Lei de Direitos Autorais e é de uso exclusivo de seu destinatário, sendo vedada a sua reprodução ou distribuição, seja no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa, sob pena de sanções nas esferas cível e criminal.  

Conteúdo protegido contra cópia