Pai Rico Pai Pobre Daily #28 - Os ricos sabem como imprimir dinheiro legalmente (e você também pode)

Robert Kiyosaki Publicado em 20/01/2021
7 min
Segurança e liberdade são duas coisas muito diferentes. No novo mundo do dinheiro, é imperativo que você aprenda a imprimir seu próprio dinheiro (legalmente)
  • Segurança e liberdade são duas coisas muito diferentes. 
  • No novo mundo do dinheiro, é imperativo que você aprenda a imprimir seu próprio dinheiro — legalmente. 
  • Se você está cansado dessas promessas de enriquecer rápido que nunca funcionam, preste atenção no que tenho a falar sobre lucros infinitos. 
     

Caro(a) leitor(a),

Na economia de hoje, é loucura pensar que você vai chegar à frente conseguindo um bom emprego e economizando dinheiro. Seu dinheiro vale menos a cada dia.

Toda vez que meu Pai Pobre falava comigo sobre ir à escola para conseguir um emprego, ele estava falando sobre segurança. Após tê-lo ouvido, foi difícil entender o que meu Pai Rico tinha a dizer para mim. O que meu Pai Rico me dizia era exatamente o oposto das lições que meu Pai Pobre me ensinava.

Ao fim, perguntei ao meu Pai Rico sobre a diferença entre segurança e liberdade.

Perguntei: "Segurança e liberdade não são a mesma coisa?"

Ele respondeu: "Segurança e liberdade não são iguais. Na verdade, elas se opõem. Quanto mais segurança você busca, menos liberdade você tem. As pessoas com mais segurança estão na cadeia. É por isso que algumas delas se chamam de 'segurança máxima'." E continuou, dizendo: "Se quiser liberdade, você precisa deixar de lado a segurança. Os funcionários desejam segurança. Empreendedores buscam liberdade.

No novo mundo do dinheiro, é imperativo que você aprenda a imprimir seu próprio dinheiro — legalmente.

Primeiro, invista em você

Eu tornei minha missão pessoal preparar a comunidade em torno do Pai Rico para ser financeiramente inteligente. Meu objetivo é que você conheça as novas regras do dinheiro para que, quando uma oportunidade de fazer dinheiro aparecer, você seja inteligente o suficiente para reconhecê-la. Meu objetivo é aumentar seu QI financeiro.

Para ficar rico, você deve parar de pensar em riqueza em termos de dinheiro. O dinheiro é simplesmente um subproduto de sua verdadeira riqueza — seu QI financeiro. Muitas pessoas eram boas em ganhar dinheiro nas velhas regras do dinheiro. Era muito mais fácil ganhar dinheiro sob essas regras porque tudo o que você tinha que fazer era trabalhar duro, economizar e investir de forma conservadora.

Hoje, é muito mais difícil ganhar dinheiro e mantê-lo se você não tiver um QI financeiro alto. É por isso que a distância entre os ricos e os pobres está crescendo, não diminuindo. É por isso que a classe média está sendo dizimada.

Se você não acredita que as regras do dinheiro mudaram, você está em maus lençóis. Se ainda acha que é inteligente trabalhar duro, economizar seu dinheiro e investir em uma carteira bem diversificada de fundos mútuos, você se tornará mais pobre.

Eu elogio você por trabalhar para aumentar seu QI financeiro e encorajo você a criar o hábito de educação ao longo da vida. Uma pessoa financeiramente inteligente sempre terá algo a aprender porque há sempre um novo problema a ser resolvido. E, como você sabe agora, cada novo problema resolvido é um depósito em sua coluna de ativos, dado que você aumentará a verdadeira fonte de sua riqueza — seu QI financeiro.

 

Retornos infinitos

Para mim, uma das melhores vantagens da educação financeira é a capacidade de imprimir seu próprio dinheiro. A maneira como você pode fazer isso, legalmente, é por meio de um termo financeiro conhecido como retorno sobre o investimento (ROI).

Quando falamos com a maioria dos especialistas financeiros, eles dizem que 5% a 12% é um bom ROI. E é mesmo, se você não tem educação financeira. Outra coisa que dizem é que, quanto maior o retorno, maior o risco. Isso também é verdade se você não tem inteligência financeira.

Pessoalmente, eu sempre procuro ter um retorno infinito dos meus investimentos. E isso pode ser alcançado se você tiver um QI financeiro alto. A definição que uso para um retorno infinito é “dinheiro de graça”. Mais especificamente, um retorno infinito é quando você recebe todo o seu dinheiro de volta de um investimento em um ativo que gera dinheiro, continua possuindo esse ativo e ainda desfruta do fluxo de caixa mês após mês.

Quanto maior a sua inteligência financeira, mais dinheiro você ganha sem precisar de dinheiro. Neste novo capitalismo, é realmente possível conseguir dinheiro de graça. Na Era da Informação, o conhecimento é a maior alavanca. Quanto mais dinheiro você fizer sem que, para tanto, você seja possuidor de uma soma anterior, maior será o seu ROI, IRR (Taxa interna de retorno) e QI financeiro.

Uma vez que o QI financeiro é a medida numérica da inteligência financeira, isso significa que retorno infinito implica QI financeiro infinito.

 

Imprimir seu próprio dinheiro começa com posicionar-se do lado direito do Quadrante de Fluxo de Caixa

O Quadrante de Fluxo de Caixa é dividido em quatro tipos de pessoas, duas em cada categoria. Basta colocar há dois lados para o quadrante. À esquerda estão empregados e autônomos. À direita estão empresários e investidores.

Se quiser imprimir seu próprio dinheiro, você não pode estar no lado esquerdo do quadrante. Você só pode construir uma máquina de impressão de dinheiro se você comer, dormir e respirar no lado direito dele.

A razão para isso é simples. Os empregados não são donos da máquina, mas trabalham para ela. Os autônomos também não são donos dela. Eles têm um trabalho que muitas vezes significa um contrato com a máquina de impressão de dinheiro. Porque vendem suas horas, um recurso finito, eles não podem alcançar os infinitos retornos que vêm com uma máquina de impressão de dinheiro.

Os ultrarricos operam apenas do lado direito do quadrante e são os únicos que descobriram como imprimir seu próprio dinheiro, legalmente.

A razão para isso também é simples: eles são donos da máquina. Os proprietários de empresas constroem negócios especificamente com o propósito de imprimir dinheiro legalmente — eles facilmente conseguem retornos infinitos depois de recuperar o investimento inicial que usaram para iniciar o negócio. É o mesmo com os investidores. Uma vez que recebem seu investimento inicial de volta e ainda possuem o negócio, eles estão imprimindo dinheiro e obtendo retornos infinitos.

Você só pode imprimir seu próprio dinheiro legalmente se possuir a máquina e operar no lado direito do quadrante.

 

Como imprimir seu próprio dinheiro com o dinheiro de outras pessoas

Usar o chamado dinheiro de outras pessoas (other people’s money, em inglês, ou OPM) para alcançar retornos infinitos rapidamente é uma lição fundamental do Pai Rico. O OPM é uma forma de boa dívida. Você precisa de alta inteligência financeira para usá-lo apropriadamente e, quando o faz, você começa a imprimir dinheiro muito mais rápido.

O exemplo mais fácil de uso do OPM é olhar para um negócio imobiliário.

Nós trabalhamos com nosso sócio imobiliário, Ken McElroy, para imprimir dinheiro por meio de imóveis o tempo todo. Encontramos uma comunidade de apartamentos de baixo desempenho, compramos com dinheiro do investidor (OPM), fazemos upgrades, aumentamos os aluguéis e aumentamos o valor do imóvel.

Podemos, então, refinanciar essa propriedade livre de impostos e pagar de volta a nossos investidores o empréstimo — enquanto ainda desfrutamos de fluxo de caixa positivo. Uma vez que todos os investidores são pagos, continuamos desfrutando do fluxo de caixa. Isso é um retorno infinito.

Você pode obter retornos infinitos em todas as classes de ativos. Cabe a você decidir qual é o melhor para você.

Abraço,
Robert Kiyosaki

A Inversa é uma Casa de Análise regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC.

Todos os nossos profissionais cumprem as regras, diretrizes e procedimentos internos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Instrução 598, e pelas Políticas Internas estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Inversa.

A responsabilidade pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Felipe Paletta, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC.

Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse, e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas visando fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.

O conteúdo da Inversa não representa quaisquer ofertas de negociação de valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros. Os destinatários devem, portanto, desenvolver as suas próprias avaliações.

Todo o material está protegido pela Lei de Direitos Autorais e é de uso exclusivo de seu destinatário, sendo vedada a sua reprodução ou distribuição, seja no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa, sob pena de sanções nas esferas cível e criminal.  

Conteúdo protegido contra cópia