Pai Rico Pai Pobre Daily #22 - Ganhar dinheiro sem trabalhar?

Robert Kiyosaki Publicado em 09/12/2020
1 min
Uma tragédia maior que a atual crise financeira, ou mesmo a degradação de um sistema capitalista que trouxe tanta prosperidade ao povo americano...
  • A maioria das pessoas nem mesmo entende o que deve fazer para se proteger, muito menos a economia... 
  • Porque eles não entendem essas coisas, muitas das oportunidades disponíveis hoje não serão aproveitadas, e muitos dos desafios que enfrentamos continuarão por muito tempo…

Caro leitor,

Uma tragédia maior que a atual crise financeira, ou mesmo a degradação de um sistema capitalista que trouxe tanta prosperidade ao povo, é que tão poucos realmente entendem o que aconteceu, e pior ainda, por que aconteceu.

A maioria das pessoas nem mesmo entende o que deve fazer para se proteger, muito menos a economia. E porque muitas pessoas não entendem essas coisas, muitas das oportunidades disponíveis hoje não serão aproveitadas e muitos dos desafios que enfrentamos continuarão por muito tempo.

A capacidade de muitas pessoas de entender o "sonho americano".

Abraham Lincoln disse que todo americano deveria ter a oportunidade de "melhorar sua sorte na vida", mas isso foi inibido pela severa falta de educação financeira do país. Como o profeta Oséias colocou de forma tão eloquente: “Meu povo perece por falta de conhecimento”.

Uma das maiores falhas do sistema educacional atual é o fracasso em fornecer educação financeira aos estudantes. Os educadores parecem pensar que o dinheiro tem algum tipo de mancha quase religiosa, acreditando que o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. Mas estamos passando por uma das piores crises financeiras da história do nosso país - uma crise que tem o potencial de durar gerações.

É a educação sozinha que fornece o conhecimento necessário para remover as barreiras das oportunidades.

Três tipos básicos de educação

1 - Acadêmica

A educação acadêmica é nossa capacidade de ler, escrever, capacidade matemática e de calcular dados. Esta é uma educação muito importante. Usamos essa educação para resolver problemas tais como saber onde e quando um furacão pode atacar e que tipo de dano pode ser esperado.

2- Profissional

Essa é a educação que usamos para adquirir uma habilidade e ganhar dinheiro. Por exemplo, um médico passará anos desenvolvendo essa educação muito importante. A habilidade de um médico lhe renderá uma renda substancial e resolverá os problemas de muitas pessoas.

Em termos simples, a educação profissional é a educação que usamos para resolver os problemas das pessoas, e as pessoas estão dispostas a pagar por essas soluções. Se meu carro está quebrado, fico muito feliz em pagar ao mecânico que o conserta.

Também fico muito feliz em pagar o salário de minha empregada doméstica. Ela resolve um grande problema para mim e minha esposa. Ela é importante em nossa vida.

Em minhas empresas, tenho pessoas diferentes que gerenciam diferentes setores da companhia. Esses indivíduos tendem a ter ótimas habilidades pessoais, bem como ótimas habilidades técnicas. Essas pessoas, e sua formação, são essenciais para meus negócios. 

Uma lição importante do pai rico foi que negócios diferentes exigem educação técnica diferente. Por exemplo, na The Rich Dad Company, preciso de funcionários com excelentes habilidades para negócios e pessoas. Em meus negócios imobiliários, preciso de pessoas com habilidades técnicas, como engenheiros e eletricistas licenciados.

3 - Financeiro

A maioria de nós tem educação financeira suficiente para ganhar dinheiro. Todos nós sabemos que uma pessoa pode ter se saído bem academicamente e ser um gênio na sala de aula, mas ser incapaz de ganhar muito dinheiro no mundo real. Eu diria que meu pai pobre, um ótimo professor e um homem trabalhador, tinha um alto QI acadêmico, mas baixo QI financeiro. Ele se saiu muito bem no mundo acadêmico, mas muito mal no mundo dos negócios.

Meu ponto é que precisamos de diferentes tipos de educação para ter um bom desempenho neste admirável mundo novo em que vivemos. Embora eu não ache que a educação financeira seja a educação mais importante, ela afeta tudo o que é importante.

A beleza do mundo hoje é que, se você entender isso, você pode ganhar dinheiro sem trabalhar.

Entendendo sua situação financeira

Não sou contador, mas participei de várias aulas de contabilidade. Na maioria dessas aulas, o que me impressionou foi como os instrutores se concentraram em documentos, mas não na relação entre a demonstração do resultado e o balanço patrimonial. Em outras palavras, os instrutores nunca explicaram por que um documento era importante para o outro ou como um afetava o outro.

Meu pai rico achava que a relação entre a demonstração de resultados e o balanço patrimonial era tudo. Ele dizia: “Como você pode entender um sem o outro? Como você pode saber o que realmente é um ativo ou passivo sem a coluna de receita ou a coluna de despesa? ”

Ele continuava e dizia: “Só porque algo está listado na coluna de ativos, não significa que seja um ativo”. Acho que essa declaração foi a pontuação mais importante que ele fez. Ele diria: “O motivo pelo qual a maioria das pessoas sofre financeiramente é porque compram passivos e os listam na coluna de ativos. É por isso que tantas pessoas consideram sua casa um ativo quando na verdade é um passivo. ”

Depois que "Pai Rico, Pai Pobre" foi publicado, muitas pessoas perguntaram: “Ele está dizendo que uma pessoa não deve comprar uma casa?” A resposta a essa pergunta é: “Não, ele não estava dizendo para não comprar uma casa”. Pai rico estava apenas enfatizando a importância de ser alfabetizado financeiramente. Ele estava dizendo: “Não chame um passivo de ativo, mesmo que seja sua casa”. A próxima pergunta mais feita foi: “Se eu pagar a hipoteca da minha casa, isso a tornará um ativo?” Novamente, a resposta na maioria dos casos é: “Não, só porque você não tem dívidas com sua casa, isso não a torna necessariamente um ativo”.

Depois de compreender a diferença entre receitas e despesas, ativos e passivos, a próxima lição a compreender são as duas palavras mais importantes em investimento: fluxo de caixa.

Para meu pai rico, as palavras mais importantes nos negócios e nos investimentos eram fluxo de caixa. Ele diria: “Assim como um pescador deve observar a vazão e o fluxo das marés, o investidor e o empresário devem estar bem cientes das mudanças sutis no fluxo de caixa. Pessoas e empresas lutam financeiramente porque têm controle insuficiente de seu fluxo de caixa. ”

Quatro ativos que tornam as pessoas ricas através do fluxo de caixa

Existem quatro classes de ativos básicos em qualquer demonstração financeira: 

  1. Negócios
  2. Imobiliários
  3. Papéis
  4. Commodities

Minha primeira escolha sempre foi commodities. Amo ouro e prata. Comecei a colecionar moedas de prata quando tinha nove anos.

Minha segunda opção é o mercado imobiliário. Amo imóveis porque é fácil usar dívidas para adquirir imóveis. É um bônus que as leis tributárias sejam favoráveis ​​ao investimento imobiliário.

Minha terceira escolha relacionada às classes de ativos era ser um empreendedor, alguém que inicia negócios. Eu abri muitos negócios, mas a maioria deles nunca sobreviveu aos primeiros anos críticos. Os que sobreviveram foram meu negócio de carteira de surfista de náilon e velcro, meu negócio de rock-and-roll, minha empresa de educação, uma mina de ouro, uma mina de prata, uma empresa de petróleo e hoje, The Rich Dad Company.

De todas as classes de ativos, os negócios são os mais difíceis. Pode ser por isso que as pessoas mais ricas do mundo são empresários. Pode ser um longo caminho - e difícil - mas quando eles ganham, geralmente ganham muito.

Minha quarta opção são ativos de papel. Participei de muitas aulas sobre ações e opções. 

Eu não sou bom nisso. Não adoro ler relatórios anuais ou observar os preços das ações subindo e descendo.

Como empresário, formei três empresas e abri o capital, por meio de um IPO, uma Oferta Pública Inicial, apenas pela experiência. Eu queria ver por trás das cortinas como as empresas são criadas e depois vendidas ao público. É um jogo sujo e eu não gostei, mas você pode gostar.

Eu o encorajo a reservar um tempo para olhar todas as quatro classes de ativos, se aprofundar um pouco e estudar como os ativos com fluxo de caixa são sua passagem para ganhar dinheiro sem trabalhar.

Um abraço,

Robert Kiyosaki

PS.: Caro(a) leitor(a), acabamos de liberar o primeiro episódio da série original A Nova Ordem Cripto. Entenda o fenômeno capaz de oferecer retornos de até 30.000% em apenas 5 meses, que está varrendo o mundo das criptomoedas aqui. 

A Inversa é uma Casa de Análise regulada pela CVM e credenciada pela APIMEC. Produzimos e publicamos conteúdo direcionado à análise de valores mobiliários, finanças e economia.
 
Adotamos regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Resolução nº 20/2021 e Políticas Internas implantadas para assegurar a qualidade do que entregamos.
 
Nossos analistas realizam suas atividades com independência, comprometidos com a busca por informações idôneas e fidedignas, e cada relatório reflete exclusivamente a opinião pessoal do signatário.
 
O conteúdo produzido pela Inversa não oferece garantia de resultado futuro ou isenção de risco.
 
O material que produzimos é protegido pela Lei de Direitos Autorais para uso exclusivo de seu destinatário. Vedada sua reprodução ou distribuição, no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa.
 
Analista de Valores Mobiliários responsável (Resolução CVM n.º 20/2021): Antonyo Giannini, CNPI EM-2476

Conteúdo protegido contra cópia