Pai Rico Pai Pobre Daily #20 - Construa sua marca de sucesso com esses 3 passos

Robert Kiyosaki Publicado em 24/11/2020
7 min
Tudo começa com uma fundação forte, utilize o triângulo D-I para guiar você, os 3 componentes que todo negócio de sucesso precisa.

Caro(a) leitor(a),

Em 1996, quando saí das montanhas ao redor de Bisbee, no Arizona, tudo o que eu tinha eram esboços a lápis do tabuleiro do jogo CASHFLOW® (FLUXO DE CAIXA), um rascunho de Pai Rico, Pai Pobre no meu computador e um plano de negócios simples de duas páginas. Como o único funcionário da minha empresa, que ainda estava sendo criada, sabia que o meu próximo passo seria encontrar as pessoas certas e montar uma equipe.

Esboçar o tabuleiro do jogo foi a parte mais fácil. Encontrar alguém que pudesse arquitetar os sistemas de informação necessários para fazer o jogo funcionar foi o primeiro passo. O jogo tinha que ser elaborado para mudar literalmente a maneira como as pessoas pensam sobre dinheiro. Naquela época, havia apenas uma pessoa que eu conhecia com este pensamento. Era um velho amigo chamado Rolf Parta, carinhosamente conhecido como Spock. Nós o chamamos de Spock porque ele se parecia com Leonard Nimoy, da famosa série Star Trek. Ele também é tão inteligente quanto o personagem Nimoy.

Após três meses e depois de interagirmos muito, ele tinha realizado todas as complexas equações matemáticas. Eu fiz minha parte e melhorei os esboços. Juntos, Kim, Spock e eu jogamos o jogo. Surpreendentemente, ele funcionou bem. Era um jogo difícil, mas os números deram certo, as lições foram apresentadas e ficamos felizes. Kim e eu acreditávamos que muitas das lições importantes que meu Pai Rico me ensinou tinham sido transferidas para o nosso novo jogo. Sabíamos que tínhamos que avançar.

Se você conhece a marca Pai Rico, você sabe que em 1996 estava construindo um novo Triângulo D-I (Dono-Investidor). Como empresários, Kim e eu fomos claros em nossa missão. Agora, como líderes do projeto e usando os cinco níveis dentro do Triângulo como um guia, estávamos montando uma equipe.

 

Tudo começa com o triângulo D-I

Meu Pai Rico dizia com frequência: “há muitas pessoas com grandes ideias, mas poucas pessoas com grandes fortunas. O Triângulo D-I tem o poder de transformar ideias comuns em grandes fortunas. O Triângulo D-I é o guia para se pegar uma ideia e criar um ativo.” Ele representa o conhecimento necessário para ter sucesso no lado D e I do quadrante CASHFLOW®.

Kim e eu criamos a marca Pai Rico segundo seu conselho. Focamos primeiro em criar uma base sólida na nossa empresa, focando em missão, time e liderança.

 

Missão

Meu Pai Rico disse: “uma empresa precisa ter tanto uma missão espiritual quanto uma missão empresarial para ser bem-sucedida, especialmente no começo.” Em suas lições, meu Pai Rico sempre começava com a missão, já que ele pensava ser o aspecto mais importante do triângulo, por isso estava na base. 

“Se a missão for clara e forte, a empresa enfrentará os testes que todos os negócios enfrentam durante seus primeiros dez anos de existência. Quando uma empresa se torna grande e esquece sua missão ou a missão para a qual foi criada não é mais necessária, ela começa a morrer”. Essa é a razão espiritual da existência do negócio.

A Rich Dad Company segue esta missão: “elevar o bem-estar financeiro da humanidade”. Por sermos claros e fiéis à dupla missão espiritual e comercial desta empresa, obtivemos grande sucesso.

Por sermos claros em nossa missão, atraímos indivíduos e outros grupos alinhados com uma missão semelhante. Algumas pessoas chamam isso de sorte. Eu chamo isso de ser verdadeiro à nossa missão. Ao longo dos anos, passei a acreditar que meu Pai Rico estava certo sobre a importância de ter a missão espiritual e a missão comercial fortes e alinhadas. Na verdade, é uma missão única e dupla.

Sendo muito sincero, nem todos os meus negócios têm uma missão dupla tão forte quanto a The Rich Dad Company. Outros negócios dos quais participo têm missões comerciais mais fortes do que missões espirituais.

 

Time

Meu pai rico sempre dizia: “uma empresa é como um esporte de equipe”. E continuava: “investir é um esporte de equipe”. E também dizia: “o problema de estar no quadrante E e A (Empregado e Autônomo) é que você, como indivíduo, joga o jogo contra um time”.

Para as pessoas que pensam em construir um negócio sólido e bem-sucedido, acho que esta lição sobre trabalho em equipe é crucial. É uma das chaves principais do meu sucesso financeiro. Negócios e investimentos são como esportes coletivos e lembre-se que todos os dias no mundo dos negócios uma empresa é testada. Para ter sucesso na escola, você tinha que fazer as provas sozinho. Nos negócios, o sucesso vem da realização dos testes em equipe, não individualmente.

Sua equipe também inclui seus consultores externos. A orientação adequada de seus contadores, consultores fiscais, consultores financeiros e advogados é essencial para a construção de um negócio bem-sucedido. Se o seu negócio é no setor imobiliário, seus corretores se tornam uma parte importante da sua equipe. Embora esses consultores possam custar caro, seus aconselhamentos podem gerar um incrível retorno sobre o seu investimento, ajudando-o a estruturar um negócio sólido e evitar armadilhas ao longo do caminho.

 

Liderança

E isso nos leva para a próxima parte do Triângulo D-I – liderança. Porque todo time precisa de um líder.

O papel de um líder é uma combinação de visionário, líder de torcida e pitbull.

Como visionário, o líder deve manter o seu foco na missão corporativa. Como líder de torcida, precisa inspirar o time à medida que ele trabalha junto rumo à missão, assim como informar sobre os sucessos ao longo do caminho. Como pitbull, precisa ser capaz de fazer duras observações a respeito de questões que desviam o time do caminho que leva à missão. A capacidade única de tomar ações decisivas, mantendo o foco na missão final, é o que define um verdadeiro líder.

Kim e eu nos concentramos em três responsabilidades dos líderes que tínhamos na The Rich Dad Company…

1. Fortalecer a empresa por dentro
2. Expandir a empresa por fora
3. Melhorar o resultado

Em meio a todo esse crescimento muito rápido, a companhia lidou com a expansão sem problemas. Ao invés de deixar o sucesso nos destruir, como aconteceu com a empresa de carteiras de nylon, a The Rich Dad Company ficou mais forte com o crescimento. Ela cresceu porque éramos cooperativos, trabalhávamos por dinheiro cooperativo. Cada dólar recebido de nossos parceiros estratégicos licenciados era um dólar cooperativo. Ao cooperar em vez de competir, nossos parceiros estratégicos ficaram mais ricos, e nós também.

Acredito que nossa empresa foi muito bem construída. Foi projetada para crescer. Aproveitamos os talentos da nossa equipe para criar e proteger a propriedade intelectual e, em seguida, aproveitamos a propriedade intelectual através do licenciamento em todo o mundo. Encontramos a equipe certa para nos guiar nesse processo.

Hoje, em vez de apenas um vislumbre do mundo em que eu queria viver, eu e Kim vivemos em um mundo melhor do que jamais sonhamos. Parece mágica. O dinheiro e o estilo de vida são ótimos, mas é a sensação de fazer a diferença em tantas vidas que é a magia verdadeira.


Jogue com inteligência,

Robert Kiyosaki

A Inversa é uma Casa de Análise regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC.

Todos os nossos profissionais cumprem as regras, diretrizes e procedimentos internos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Instrução 598, e pelas Políticas Internas estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Inversa.

A responsabilidade pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Felipe Paletta, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC.

Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse, e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas visando fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.

O conteúdo da Inversa não representa quaisquer ofertas de negociação de valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros. Os destinatários devem, portanto, desenvolver as suas próprias avaliações.

Todo o material está protegido pela Lei de Direitos Autorais e é de uso exclusivo de seu destinatário, sendo vedada a sua reprodução ou distribuição, seja no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa, sob pena de sanções nas esferas cível e criminal.  

Conteúdo protegido contra cópia