Pai Rico Pai Pobre Daily #13 - As 4 regras de todo investimento

Robert Kiyosaki Publicado em 07/10/2020
8 min
Os fundamentos para um investimento de sucesso... Como enxergar através dos olhos de um empresário... Por que você deve visualizar cada investimento como um negócio...

Caro(a) leitor(a),

Uma noite, Kim e eu jantamos com um mentor de finanças pessoais muito popular. Ele olhou para nós e perguntou: “vocês sabem a diferença entre vocês dois e o resto de nós ensinando finanças pessoais?”

Sem ter certeza do que ele queria dizer, balançamos a cabeça negativamente.

Ele disse, “vocês dois veem tudo através dos olhos de um empresário, incluindo seus investimentos. Vocês olham para tudo como se fosse um negócio”.

Voltando para a casa, Kim e eu conversamos sobre o comentário do Dave. Ele estava certo. Nós vemos tudo que fazemos com as lentes do empreendedorismo.

Mas o que isso significa exatamente?

No mundo dos investimentos, isso significa que cada investimento é um negócio. Ele tem seu próprio resultado e balancete, deve ser direcionado por marketing e vendas, deve ser lucrativo para sobreviver, deve ter uma equipe por trás e tem que ter um propósito para existir. Esses são os fundamentos de um negócio de sucesso, e eles também são os fundamentos de um investimento de sucesso.

Talvez neste momento, alguns de vocês estejam dizendo “sim, mas eu apenas compro algumas ações. Eu não preciso de todas essas coisas”.

Exemplo perfeito. O que cada ação representa? Uma ação é um pedaço de uma empresa. Uma empresa necessita de vendas e marketing, relatórios financeiros precisos, uma forte equipe de gerenciamento, um propósito ou missão e um bom fluxo de receitas ao longo dos anos?

Claro que precisa!

Ainda assim, quantas pessoas fazem a lição de casa e pesquisam os fundamentos da empresa que estão investindo antes de comprarem a ação? Muito poucas. Mas eu posso te dizer como Warren Buffett faz isso. 

Uma grande citação de Warren Buffett diz assim: “eu sou um investidor melhor porque eu sou um empresário, e eu sou um melhor empresário porque sou um melhor investidor”.
 

As quatro regras de todo investimento 

Eu sou um empresário desde os nove anos de idade, quando eu e meu amigo Mike iniciamos nosso primeiro negócio alugando revistas em quadrinhos. Com nove anos de idade, não era uma situação de “trabalhe ou morra”, mas foi uma fonte enorme de aprendizado. 

Através dos olhos de um empresário, estas são as regras de investimento que vivo e pratico até hoje:
 

1. O investimento deve colocar dinheiro no meu bolso 

Primeiramente, olho para o fluxo de caixa. Em segundo, para a valorização. Lembre-se que um bom investidor é aquele que constrói sua coluna de ativos. Qualquer investimento que não coloque dinheiro no seu bolso não é um ativo. É um passivo. 
 

2. O investimento deve andar sozinho

Qualquer investimento não pode sobreviver com o fluxo de caixa ou financiamento de outro investimento. No mundo dos negócios, você não pode utilizar a riqueza de um negócio para manter outro negócio subsidiário vivo. Cada negócio deve ser lucrativo por si só. A mesma verdade se aplica nos investimentos. 
 

3. Quero controlar o investimento sempre que possível 

No mercado imobiliário e nos meus negócios, eu controlo a renda, as despesas e a dívida. O que quero dizer com controle? Deixe-me ilustrar para você utilizando o exemplo de dirigir um carro. Para ser um condutor seguro, existem seis controles básicos que todos nós devemos ter:

1. Volante
2. Acelerador
3. Breque
4. Câmbio
5. Carteira de Motorista
6. Seguro 

Você não deveria dirigir um carro se você não tiver qualquer um dos controles acima. Ainda, quando falamos sobre investimentos, o que a maioria das pessoas faz é - elas investem sem qualquer influência dos seis controles básicos de um investimento ou de um negócio:

1. Renda
2. Gastos
3. Valor dos ativos
4. Passivo
5. Educação financeira
6. Seguro 

A razão pela qual Warren Buffett diz que é um investidor melhor é porque é um empresário que tem controle destes seis níveis de um negócio.

Em outras palavras, ele consegue dizer o quão bom é um investimento ao afirmar quão bem a gestão manipula estes controles básicos. Na maioria de seus investimentos, Buffett não somente compra uma posição acionária em uma empresa, ele faz o seu melhor para comprar o controle. 

Em investimentos como empresas privadas e commodities nos quais não controlo as variáveis, eu faço o meu melhor para monitorar ativamente e ficar por dentro do que está acontecendo. Nunca pare de olhar para possibilidades de melhorar o investimento e aumentar seu valor ou o valor que lhe dá em retorno. 
 

4. Todo investimento deve ter uma estratégia de saída ou opções de saída

A regra é: saiba quando você vai vender antes de você comprar.

Isso pode ser baseado em preço, datas, certos eventos de mercado ou motivos pessoais. 

Por exemplo, Por exemplo, Kim e eu tendemos a nos agarrar em nossos investimentos imobiliários e não os vendermos. Ainda assim, sabemos que o que é necessário ser feito para a venda.

Em 2006, quando o mercado imobiliário estava em seu pico, nos foi oferecido um preço muito alto por um de nossos prédios de apartamentos que estava operando no máximo de seu fluxo de caixa.

Vendemos esta propriedade e direcionamos o lucro em um prédio maior de apartamentos que nos deu um retorno superior nos investimentos. Em 2018, já estávamos no mesmo modo “vendedor”. 
 

Movendo acima da média

No final do dia, Kim e eu nos tornamos muito bem-sucedidos como investidores precisamente porque vemos cada investimento como um negócio. A maioria dos investidores não faz isso e, como consequência, alcança resultados médios.

Ao contrário dos funcionários, empresários não dependem da “rede de segurança” de um pagamento de outra pessoa. Eles aprendem com seus erros, são guiados a resolver problemas, enfrentar desafios com novas respostas e conseguir resultados não importando quanto tempo ou esforço isso tome. 

Criar seu mindset empresarial ajudará você a mudar sua forma de olhar para a sua vida e os seus investimentos. Toma uma certa quantia de educação financeira e QI se você quiser olhar seus investimentos desta forma, mas no longo prazo é extremamente importante ter e construir este mindset. 

Encorajo você começar hoje a aumentar o seu conhecimento financeiro, aprendendo os prós e contras de ver tudo como um negócio.

Não importa em qual posição você agora está na sua vida. O que importa é o mindset que você traz a seus investimentos. 

Pense como um empresário: seus investimentos são um negócio, e você precisa tratá-los como tal se quiser atingir seus objetivos financeiros.

Um grande abraço,

Robert Kiyosaki

A Inversa é uma Casa de Análise regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC.

Todos os nossos profissionais cumprem as regras, diretrizes e procedimentos internos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Instrução 598, e pelas Políticas Internas estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Inversa.

A responsabilidade pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Felipe Paletta, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC.

Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse, e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas visando fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.

O conteúdo da Inversa não representa quaisquer ofertas de negociação de valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros. Os destinatários devem, portanto, desenvolver as suas próprias avaliações.

Todo o material está protegido pela Lei de Direitos Autorais e é de uso exclusivo de seu destinatário, sendo vedada a sua reprodução ou distribuição, seja no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa, sob pena de sanções nas esferas cível e criminal.  

Conteúdo protegido contra cópia