Investigador Financeiro #92 - Essas são as suas principais dúvidas sobre investimento?

Andre Zara Publicado em 22/01/2020
5 min
Por que estou investindo? Onde quero chegar? São questões a serem resolvidas antes de começar a investir.

Olá, 

Eu recebo dezenas de perguntas todas as semanas sobre investimentos. E fico contente que cada vez mais pessoas estejam preocupadas com seu futuro.

Algumas questões são bem básicas, outras avançadas. O importante é que, para investir bem, você vai precisar aprender as regras do jogo. 

Afinal, em qualquer atividade, antes de participar, precisamos entender as regras, não é mesmo?

No entanto, não é isso o que acontece na prática. E mesmo em aplicações bem familiares, como a poupança, duvido que muita gente saiba exatamente como ela funciona...

Você saberia responder como a Selic impacta a poupança? Quanto rendeu a aplicação em 2019? Como funciona o rendimento (é mensal, semanal ou diário)?

Você precisa saber as regras do jogo. Se não, pode estar perdendo e nem saber que está perdendo. 


Você pergunta, eu respondo:
(Faça sua pergunta aqui)


“Olá, gostaria de ajuda para investir em IFIX e Ibovespa. Sou nova no mercado de investimentos e queria tirar algumas dúvidas: Eu preciso acompanhar todos os dias? Eu comprando quanto tempo fica na carteira? Tenho que vender as ações? Como faço para lucrar? Tenho um investimento baixo em FII, mas não sei utilizá-lo de forma correta.” – Karyne 

Obrigado pela pergunta, Karyne. Suas dúvidas vão nos ajudar a falar sobre diversos aspectos fundamentais do mundo dos investimentos. 

Todas as suas questões estão relacionadas com falta de experiência. Mas você já deu o primeiro passo, por isso, parabéns! Está no caminho certo. 

No entanto, vamos dar um passo para trás. Você já fez um planejamento e definiu uma estratégia de investimento? Sabe onde quer chegar?

Mas espera... O que tem a ver com sua dúvida IFIX e Ibovespa? Tudo!

Antes de começar a investir, você precisa sentar e pensar. Por que estou investindo? Onde quero chegar? Para só depois descobrir como traçar a sua estratégia.  

Pense comigo: investir para fazer uma viagem daqui um ano é bem diferente do que planejar a sua aposentadoria em 30 anos. São horizontes de tempo e valores bem distintos para atingir os objetivos. 

Com um objetivo definido, aí você pode ver se o melhor investimento é renda fixa, ações, fundos imobiliários, etc. 

Além disso, sempre comece a investir focando na sua reserva de emergência, aquele dinheiro guardado para situações do cotidiano, aplicados em um investimento seguro, equivalente a seus gastos de pelo menos três meses.

Por isso, minha recomendação é que você pare e avalie a sua situação. 

Para te ajudar a encontrar as respostas, abrimos vagas para o treinamento de investidores da Inversa, o Investidor Completo. Para saber mais detalhes, clique aqui

Por meio de videoaulas, indicações de investimento e conteúdos atualizados semanalmente, você aprenderá tudo o que precisa para investir com confiança. E isso é o mais importante. 

Você precisa se sentir tranquila com suas decisões. E só vai conseguir fazer isso se souber um pouco mais sobre o mundo dos investimentos. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar com isso. 

E para você não ficar insatisfeita, vou responder rapidinho suas questões...

Para quem não sabe, o IFIX é o índice de Fundos Imobiliários (FIIs) e o Ibovespa, das principais ações da Bolsa. Se você quiser investir diretamente neles, acompanhando os retornos dos indicadores, pode investir em ETFs, que são fundos negociados em Bolsa. Ou aplicar em FIIs e ações específicas, formando uma carteira com vários ativos. 

As suas outras questões sobre acompanhamento de ações, quanto tempo fica na carteira, se tem que vender, tudo isso depende da sua estratégia. 

Tem gente que ganha dinheiro comprando e vendendo ações todos os dias. Já outras pessoas passam anos comprando a mesma ação focando em dividendos, que é aquela grana periódica que as empresas te pagam por você possuir suas ações.

Por isso, você precisa focar nos seus objetivos e definir uma estratégia. Se simplesmente ficar aplicando em diversas coisas, dificilmente terá bons resultados. E ainda não terá noção de risco que está tomando. 

Por isso, minha melhor recomendação é que você faça o nosso treinamento para definir o que faz sentido para sua vida financeira. Ninguém é melhor do que você para saber o que fazer com o seu dinheiro. 

Caso você também tenha uma dúvida sobre investimentos, é só enviar por este link. Espero responder em breve.

Um abraço,

André Zara

Lucros, consistência e tranquilidade na Bolsa. Palestra na UNICAMP Exclusiva (Veja agora!)

Conteúdo protegido contra cópia