Investigador Financeiro #60 - A sua herança é sagrada

Andre Zara Publicado em 01/06/2019
3 min
Retornos de curto ou longo prazo? Não importa quando o objetivo é a construção de sua independência financeira

Olá.

Em uma viagem recente à Espanha, tive um insight sobre a construção de riqueza observando as catedrais do país.

Na Sagrada Família, em Barcelona, por exemplo, descobri que a obra teve início em 1882 e só ficará pronta em 2026. O famoso arquiteto Antoni Gaudí, que a projetou, sabia que nunca a veria pronta, mas mesmo assim dedicou sua vida à obra.

Hoje, a igreja recebe 4,5 milhões de visitantes por ano, que pagam pelo menos 17 euros para ter acesso. O que Gaudí e os idealizadores da catedral fizeram foi garantir uma forma de renda perpétua, uma herança bilionária para as futuras gerações da cidade de Barcelona.

Obviamente, você não precisará de séculos para construir a sua riqueza. E existem muitas provas disso, como mostra o livro “O milionário mora ao lado: Os surpreendentes segredos dos ricaços americanos”, dos autores Thomas J. Stanley e William D. Danko.  

Eu recomendo fortemente que você leia esta obra. Ela mostra quem são realmente os milionários nos Estados Unidos.

Não são herdeiros, nem ganhadores de loteria ou artistas. São pessoas comuns que ficaram ricas por méritos próprios, economizando e investindo todos os meses, por muitos anos. E, agora, estão colhendo os frutos merecidos.

Faça isso isso também e conseguirá atingir todos os seus objetivos, além de beneficiar os seus filhos e netos. A receita é simples assim. Você só precisa dar o primeiro passo e tomar cuidado para não se perder no caminho, como mostro abaixo.


 

Como faço para investir e ter ganhos rápidos? – Flavia C. 

Flavia, muito obrigado pela pergunta. Escolhi justamente a sua questão, pois contrasta com o que escrevi acima.

Dá para ter ganhos rápidos no mercado? Sim, é possível. Por exemplo, nesse momento instável da Bolsa brasileira, um dos nossos especialistas está com uma estratégia de entrar em apenas operações rápidas, almejando, claro, ganhos rápidos. E, posso dizer, está batendo o mercado.

Na outra ponta, temos outro expert aqui da Inversa focado em small caps, para ter altíssimos ganhos, mas no longo prazo. As suas sugestões também estão apresentando bons retornos.

O que quero dizer é que, para se tornar independente financeiramente, não é uma questão de ganho rápido ou mais devagar de forma pontual...

Flavia, qual a sua estratégia de enriquecimento para resolver a sua vida? Ou apenas alguns ganhos rápidos já vão satisfazer a sua necessidade imediata de grana?

Lembre-se de que a construção da sua independência financeira é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Você pode ter ganhos rápidos ou mais lentos. O importante é ganhar sempre e proteger seu patrimônio.

Você também tem uma dúvida sobre investimento? Então, envie para mim neste link. Vou tentar responder o mais rápido possível.

Um abraço,

André Zara.

A Inversa é uma Casa de Análise regulada pela CVM e credenciada pela APIMEC. Produzimos e publicamos conteúdo direcionado à análise de valores mobiliários, finanças e economia.
 
Adotamos regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Resolução nº 20/2021 e Políticas Internas implantadas para assegurar a qualidade do que entregamos.
 
Nossos analistas realizam suas atividades com independência, comprometidos com a busca por informações idôneas e fidedignas, e cada relatório reflete exclusivamente a opinião pessoal do signatário.
 
O conteúdo produzido pela Inversa não oferece garantia de resultado futuro ou isenção de risco.
 
O material que produzimos é protegido pela Lei de Direitos Autorais para uso exclusivo de seu destinatário. Vedada sua reprodução ou distribuição, no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa.
 
Analista de Valores Mobiliários responsável (Resolução CVM n.º 20/2021): Antonyo Giannini, CNPI EM-2476

Conteúdo protegido contra cópia