Gritty Investor #58 - Alckmin e o sistema límbico

Pedro Cerize há 1 ano
4 min
Instinto versus racionalidade

Gritty Investor

Oi.

Muita pesquisa já foi realizada sobre o funcionamento do nosso cérebro. Um prêmio Nobel foi dado foi dado a um cientista nessa área, Daniel Kahneman. Seu livro mais famoso, “Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar”, detalha como algumas vezes somos dominados por formas antagônicas de pensamento: uma rápida e instintiva, outra lenta e racional. Anatomicamente temos duas partes no cérebro:

- Uma mais antiga, o sistema límbico, com destaque para a amígdala, que recebe diretamente as sensações do corpo e reage de acordo... É a origem do nosso humor. Tem a função de resolver rapidamente o que nos incomoda ou nos ameaça.  

- Uma mais recente, fruto da evolução, chamada de córtex frontal. É a parte que lida com dados, análise lógica e pensamento racional. É o que nos diferencia da grande maioria dos animais. Abstrair e racionalizar em busca da melhor decisão.

Nosso processo decisório está o tempo todo sob o comando dessas duas partes. A primeira é fundamental no nosso senso de preservação e reage rapidamente aos estímulos externos. A segunda nos permite analisar com calma o que acontece e escolher o melhor caminho de ação.

 rigor, como investidores devemos sempre tentar ser racionais. Nunca agir por impulso e sempre ser racionais no processo decisório. Essa é a grande ilusão: acreditar que se é racional quando estamos agindo por instinto.

Vou dar a vocês um exemplo prático: Alckmin se uniu ao Centrão para a disputa do primeiro turno. Meu sistema límbico me mandou sinais de perigo. Toda vez que vejo Paulinho da Força e Valdemar da Costa Neto juntos, instintos primitivos me alertaram para o perigo. Um sentimento de raiva contra Alckmin surgiu nessa hora.

Já com mais calma, pensei que talvez só o fato de deixar Ciro sem tempo de TV já fosse motivo suficiente para justificar esse ato. É que eu sou apenas um amador na política e deveria deixar com profissionais (MDB, Centrão e PSDB) a escolha de como derrotar os extremos nessa eleição.


Seus investimentos não precisam ficar reféns das aventuras eleitorais até outubro. O Money Maker da Inversa identificou 3 ações com potencial de retorno de 145 por cento. Elas foram identificadas por uma técnica de eficácia comprovada. Mas atenção: a janela para o investimento nesses papéis é única, podendo se fechar a qualquer momento. Saiba como AQUI.


O mercado pensou, claramente, com o córtex frontal. Eu ainda tenho dificuldade de domar meu sistema límbico, que sempre é dominante nessas horas. 

Afinal de contas, o eleitor médio é muito mais irracional do que imagina o mercado, e se deixa levar quase que exclusivamente pela emoção. E, aparentemente, não temos ainda nenhum candidato que conseguiu canalizar a emoção da maioria da população.

Ao ler a carta de 100 dias na prisão de Lula, tive a certeza de que ele ainda é o maior risco nessa eleição. Faltam mais de duas semanas para a definição das candidaturas. Já era tempo de o PT ter anunciado seu candidato se esse não fosse Lula.

O mercado é racional na maioria das vezes, mas, como é formado por pessoas, muitas vezes os instintos afloram e ele enlouquece. Hoje o mercado considera Lula inelegível. Mas, no Brasil, 150 prefeitos disputaram a eleição com condenação em órgão colegiado apelando para o Artigo 26-C da regra da inelegibilidade.

Art. 26-C. O órgão colegiado do tribunal ao qual couber a apreciação do recurso contra as decisões colegiadas a que se referem às alíneas d, e, h, j, l e n do inciso I do art. 1o poderá, em caráter cautelar, suspender a inelegibilidade sempre que existir plausibilidade da pretensão recursal e desde que a providência tenha sido expressamente requerida, sob pena de preclusão, por ocasião da interposição do recurso. (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010)§ 1 - Conferido efeito suspensivo, o julgamento do recurso terá prioridade sobre todos os demais, à exceção dos de mandado de segurança e de habeas corpus. (Incluído pela Lei Complementar nº 135, de 2010).

Quando esse cenário se desenhar, tente ser racional e não deixe o medo dominar suas decisões de investimento. Por enquanto, o melhor a fazer é não fazer muita coisa. (Para saber o que eu vou fazer na hora certa, acesse aqui).

Acompanhe os comentários do Pedro em tempo real pelo Twitter!

E não deixe de escrever para gritty@inversapub.com dizendo o que achou da newsletter de hoje.

Um abraço,

Pedro Cerize

P.S.: Seus investimentos não precisam ficar reféns das aventuras eleitorais até outubro. Em algum lugar do mundo o mercado está disparando neste exato momento, podendo fazer você multiplicar retornos de forma extraordinária. Para receber em primeira mão o roteiro que vai mostrar como ganhar da forma mais segura fora do Brasil, basta acessar este link.

Conteúdo protegido contra cópia