Gritty Investor #23 - Gritty Investor no Havaí

Pedro Cerize Publicado em 13/10/2017
4 min
Nunca acontece como planejado

Gritty Investor

Oi.  

Estou a poucas horas de largar para mais uma prova de Ironman. Essa é minha oitava prova e terceira aqui em Kona, no campeonato mundial. Para quem não conhece, a prova é feita de uma etapa de 3.800 m de natação, 180 km de bicicleta e 42,2 km de corrida.

É impossível não traçar paralelos entre esportes de longa duração e investimentos. Meu sentimento hoje é um misto de medo e euforia. Exatamente o que um investidor deve sentir antes de tomar uma decisão importante.

O que eu sei que vai acontecer no sábado:

As coisas não vão acontecer exatamente como planejado. Tenho cada etapa da prova programada na minha cabeça. O que fazer na transição da natação para bicicleta, a potência alvo no pedal, o plano de alimentação, a transição para a corrida e o ritmo esperado para o que eu treinei. Todo esse planejamento é muito importante.

Em uma prova tão longa não dá para improvisar o tempo todo. Por outro lado, nunca vai acontecer exatamente como o planejado. Na verdade, muita coisa vai sair errado e saber se adaptar às mudanças de plano só é possível com experiência de provas passadas, não com outros planos.

Muitas vezes a cabeça é o maior adversário:

Durante a prova, mesmo mantendo um esforço relativamente constante, a sensação de esforço muitas vezes muda dramaticamente. Esses momentos nada mais são que o cérebro tentando proteger o corpo de danos provocados pelo esforço prolongado, aumentando a sensação de sofrimento temporariamente. Isso é absolutamente previsível.

Nessas horas, ter a consciência de que essa "dor" é uma criação mental e que ela vai passar se você continuar é a melhor alternativa. Saber que a dor é apenas uma crise passageira é o que te mantém de pé e motivado.

A linha de chegada é apenas uma linha:

Vejo muitas pessoas exaltando a chegada como se aquele momento justificasse todo sofrimento dos treinos e da prova. Sinceramente não entendo essa atitude. O que me move não é cruzar a linha, mas sim trilhar o caminho até ela. Desde os treinos até o dia da prova. Se isso for sofrimento, o melhor seria fazer outra coisa. Carpe Diem, todo dia. Esse é o segredo da felicidade.

When the going get tough, the tough get going:

Na preparação para essa prova tive mais do que o necessário de imprevistos, que quase me impediram de participar. Mas isso é história para outro dia... O que importa é saber que dentro das minhas habilidades eu fiz o que deu para ser feito. Na verdade, sempre fico em dúvida se não daria para ter feito mais ou feito melhor. Obviamente que sim, e isso é o que me move para a próximo.

Agora substitua tudo o que o eu disse sobre esportes e troque por investimentos. No fundo, todas as coisas rimam, mas nunca se repetem. Mas nesse caso a rima é perfeita.

Enquanto isso, continuamos sem novidades. Manchetes sobre nudez artística/ pedofilia, vovó lacradora na Globo e STF cumprindo acordo com Senado são apenas distração enquanto a trama principal, que são as eleições presidenciais, está em compasso de espera.

A Inversa é uma Casa de Análise regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC.

Todos os nossos profissionais cumprem as regras, diretrizes e procedimentos internos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Instrução 598, e pelas Políticas Internas estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Inversa.

A responsabilidade pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Felipe Paletta, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC.

Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse, e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas visando fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.

O conteúdo da Inversa não representa quaisquer ofertas de negociação de valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros. Os destinatários devem, portanto, desenvolver as suas próprias avaliações.

Todo o material está protegido pela Lei de Direitos Autorais e é de uso exclusivo de seu destinatário, sendo vedada a sua reprodução ou distribuição, seja no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa, sob pena de sanções nas esferas cível e criminal.  

Conteúdo protegido contra cópia