Financial Journey #12 - Dinheiro não cai do céu

Promessas na internet de retornos de 3% ao dia devem ser olhadas de perto: não seja vítima de qualquer esquema financeiro.

Conteúdo também disponível em vídeo e áudio. Clique abaixo para acessar a plataforma:

Youtube Spotify Apple Google Deezer

Nota do editor: Nossa especialista Dara Chapman vai mostrar para você como ficar com um pé atrás se a proposta for muito sedutora. E, aproveitando que o mercado acabou de abrir, veja a ação small cap #1 que nosso estrategista escolheu para lucrar alto assim que vacina do covid-19 sair. Detalhe, você precisa comprar ela hoje aqui.

Bom dia!

Tudo bem com você? Esta curtindo essa jornada comigo? Sabe por que eu escolhi a palavra jornada quando o assunto é finanças ou investimentos?

Eu vou ser muito franca: não existem milagres quando o assunto é ganhar dinheiro.

Não há como ficar rico de um dia para o outro. Ganhar requer dedicação. É um caminhar em etapas. Por isso chamo de jornada.

Fiquei muito preocupada porque recebi várias demandas em meu Instagram me pedindo um conselho sobre um tal investimento que foi indicado por um amigo.

A pessoa fala que recebeu uma propaganda para um investimento com retornos muito atraentes, mas não sabe se é um bom investimento.

Não sabe se é seguro.
 

Sete pontos

Bem, começando pelos retornos sedutores. A pessoa investe mil dólares e recebe 6 mil dólares em 7 dias. Ou lucra 3% ao dia. 

Enfim, eu diria que isso é bom demais para ser verdade! Não existem retornos altos com garantia...

Mas isso é apenas um exemplo, já vi vários casos, e percebo que a história de cada um é muito parecida...

Primeiro: a pessoa está ansiosa para ganhar dinheiro, a tal ponto de não enxergar o enorme grau de risco daquele investimento que lhe foi oferecido.

Segundo: os retornos são atraentes, ou bom demais para ser de verdade. Em terceiro, essas ofertas são feitas de forma avulsa, ou não estão registradas na CVM.

Isso significa que um grupo está tentando captar recursos de uma forma ilegal. Isso é um grande perigo...

Dependendo do tipo de investimento, tem que ter distribuidor, administrador, auditor, um registro na CVM.

Em quarto lugar, não fica claro o objetivo do investimento, não se sabe se é um serviço ou produto, não se sabe o que o grupo faz. 

Quinto: normalmente o investimento foi indicado por um conhecido, fazendo com que você se sinta mais seguro investindo juntos.

Sexto ponto: você receberá prêmios ou bônus quando você indicar seus amigos para investir também.

Sétimo e último fator de atenção: geralmente a empresa é sediada fora do Brasil ou, se é sediada no Brasil, não atua de forma regular.

Resumindo: isso se chama pirâmide ou esquema. Vou te ajudar não cair nessa...
 

Checklist das perguntas

Na proxima vez que você receber uma oferta irresistível, faça as seguintes perguntas: 

- Os retornos são garantidos ou envolvem um alto grau de risco?

- Os retornos são realistas? Não existe hoje garantia de 3% ao dia, se você vê algum vídeo no YouTube ou Instagram sobre isso não é verossímil.

- Qual tipo de investimento é? É um investimento em uma empresa ou um fundo? Quem está distribuindo a oferta? Tem registro na CVM?

- Se for um investimento em uma empresa do tipo Private Equity (injetando capital direto em empresa não listada na bolsa) ou Venture Capital (forma de Private Equity para small caps ou startups), qual é o prazo que você tem que ficar investido? 5 anos? 7 anos? Geralmente para este tipo de investimento esse é o prazo mínimo. 

- E como é feito o investimento? Você vai ter uma conta em seu nome? O gestor desse investimento tem um histórico? Qual é o seu perfil? O grupo fica aqui no Brasil? Veja na internet se tem algum tipo de reclamação, procure no Google o CNPJ do grupo e também os nomes dos sócios-fundadores.

Antes de investir, sempre se informe. Tem tanta informação disponível na internet que você consegue rapidamente identificar se o investimento é pirâmide ou não...

Lembre-se: ganhar dinheiro é ótimo, e é resultado de trabalho, estudo ou dedicação. Dinheiro não cai do céu.

Então, se alguém indica um produto que parece bom demais, provavelmente é bom demais para ser de verdade...

Beijos e boa semana!

Dara Chapman

A Inversa é uma Casa de Análise regularmente constituída e credenciada perante CVM e APIMEC.

Todos os nossos profissionais cumprem as regras, diretrizes e procedimentos internos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Instrução 598, e pelas Políticas Internas estabelecidas pelos Departamentos Jurídico e de Compliance da Inversa.

A responsabilidade pelas publicações que contenham análises de valores mobiliários é atribuída a Felipe Paletta, profissional certificado e credenciado perante a APIMEC.

Nossas funções são desempenhadas com absoluta independência, não sendo dotadas de quaisquer conflitos de interesse, e sempre comprometidas na busca por informações idôneas e fidedignas visando fomentar o debate e a educação financeira de nossos destinatários.

O conteúdo da Inversa não representa quaisquer ofertas de negociação de valores mobiliários e/ou outros instrumentos financeiros. Os destinatários devem, portanto, desenvolver as suas próprias avaliações.

Todo o material está protegido pela Lei de Direitos Autorais e é de uso exclusivo de seu destinatário, sendo vedada a sua reprodução ou distribuição, seja no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa, sob pena de sanções nas esferas cível e criminal.  

Conteúdo protegido contra cópia