Crypto Weekly #13: A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto

1 min
Além dos destaques dessa semana que começou positiva, hoje examino a pergunta que muitos fazem: quem realmente é Satoshi Nakamoto?

Olá!

Estamos de volta com mais uma Crypto Weekly!

Um dos maiores mistérios do mundo cripto é a identidade de Satoshi Nakamoto.
Caso seja novo no mercado, eu explico: Satoshi Nakamoto é creditado como inventor do Bitcoin. É o cara que começou essa revolução financeira e libertária. Alguns super-heróis, como o Batman, ou até artistas, como Banksy, nunca revelaram sua identidade, pois isso não interessa.

A causa sempre foi maior que o indivíduo.
É o caso de Satoshi.

Sua criação cresceu e se transformou em algo gigante, muito maior que ele. Nem ele próprio conseguiria modificar o Bitcoin, mesmo se revelasse sua identidade. Mas, claro, há muita especulação sobre o motivo pelo qual Satoshi nuca revelou quem é.

A primeira hipótese é que ele não quer manchar a imagem do Bitcoin e sua proposta libertária, fora do controle de grandes bancos e instituições.

A segunda é para que os bancos e governos não o prendam. Imagina a guerra e a confusão que isso causaria? Ele é o cara que está tirando o poder de grandes instituições sobre o individuo.

A terceira eu já mencionei: a causa é maior que o indivíduo.

Satoshi não vai se revelar. Ele tem mais de um milhão de Bitcoins minerados que ainda não foram tocados. Estima-se que eles estão parados desde, ao menos, 2012.

Em valores atuais, isso dá quase meio trilhão de dólares. Ele seria, tranquilamente, o homem mais rico do mundo.
 


As várias faces de Satoshi

Existem algumas suspeitas acerca da identidade do criador do Bitcoin. Essas são as cinco principais:

1-    Hal Finney

Foi um desenvolvedor experiente e o primeiro a receber uma transação de Bitcoin; Satoshi enviou BTCs diretamente a ele. Seria ele mandando para si mesmo?

Finney morreu em 2014 e seu cérebro foi congelado por uma empresa de criogenia.

Se ele ressuscitar, irá acordar o homem mais rico do mundo.

2-    Nick Szabo

Suas iniciais invertidas são S.N., as mesmas de Satoshi Nakamoto. Szabo inventou o Bit Gold, uma das primeiras iniciativas de se criar uma moeda digital descentralizada.

3-    Ian Grigg

Criptógrafo financeiro que inventou contratos Ricardianos (maneira pela qual documentos digitais conseguem chegar a um acordo através de termos que agradem ambas as partes). Ele escreveu em 2005 um artigo discutindo o conceito de blockchain; três anos antes do Bitcoin.

4-    Dorian Nakamoto

Seu nome de nascimento é... Satoshi Nakamoto. É um suspeito por motivos óbvios. Engenheiro da computação e libertário, mas ele mesmo já negou ser “O Satoshi”.

5-    Adam Back

CEO da Blockstream e inventor do lighting network. Fala sobre tecnologias parecidas desde 1998 e escreve exatamente como o Satoshi em seus fóruns. Mas já negou que seja o responsável pelo Bitcoin.

Claro, há outros, mas esses são os mais famosos.Em minha opinião, Satoshi não é uma pessoa, mas um grupo de pessoas. Até porque, podemos observar que ele escreve em diversos fóruns de diferentes formas.  Mas, se for para dar meu palpite em um dos cinco que citei acima, iria de Hal Finney.

A verdade é que provavelmente nunca saberemos.

Essa foi a Crypto Weekly de hoje. Na semana que vem, vou falar sobre os maiores críticos do Bitcoin e porque eles estão pagando um grande mico.

Um abraço,

Ray Nasser

 

A Inversa é uma Casa de Análise regulada pela CVM e credenciada pela APIMEC. Produzimos e publicamos conteúdo direcionado à análise de valores mobiliários, finanças e economia.
 
Adotamos regras, diretrizes e procedimentos estabelecidos pela Comissão de Valores Mobiliários em sua Resolução nº 20/2021 e Políticas Internas implantadas para assegurar a qualidade do que entregamos.
 
Nossos analistas realizam suas atividades com independência, comprometidos com a busca por informações idôneas e fidedignas, e cada relatório reflete exclusivamente a opinião pessoal do signatário.
 
O conteúdo produzido pela Inversa não oferece garantia de resultado futuro ou isenção de risco.
 
O material que produzimos é protegido pela Lei de Direitos Autorais para uso exclusivo de seu destinatário. Vedada sua reprodução ou distribuição, no todo ou em parte, sem prévia e expressa autorização da Inversa.
 
Analista de Valores Mobiliários responsável (Resolução CVM n.º 20/2021): Nícolas Merola - CNPI Nº: EM-2240

Conteúdo protegido contra cópia